sexta-feira, 5 de agosto de 2011

"A água é um bem de todos"

E disso todos já estamos cansados de saber. No entanto, o que torna esta notícia especial é que a água não é apenas especial para nós, mas para os não- descobertos seres que podem (ou não) viver em outro planeta, no caso, Marte.
E novamente a Nasa é assunto no blog. Não por confusão! Mas por descoberta. Com isso, na última quinta- feira (04/08) foram confirmadas fortes evidências da existência de água no Planeta Vermelho.
Os dados foram coletados pela sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) durante os meses mais quentes do planeta.
"A [descoberta] reafirma Marte como um importante destino para a exploração humana no futuro", comentou o administrador da Nasa, Charles Bolden.
A água líquida, que supostamente seria salgada, são encontradas nas encostas voltadas ao hemisfério sul de Marte. MAS NÃO CONFUNDA ISSO COM A ÁGUA CONGELADA PRÓXIMO A SUPERFÍCIE, EM DIVERSAS REGIÕES DO PLANETA, ANUNCIADO TEMPOS ATRÁS.
De cor enegrecida, ou seja, escura, a substância foi vista durante a primavera e o verão. No inverno era mais difícil vê- la. Mas na primavera seguinte voltou a ser tão visível quanto era.
"As linhas escuras são diferentes de outros tipos de recursos [encontrados] nas encostas marcianas", disse o cientista Richard Zurek, do projeto JPL (Laboratório de Propulsão a Jato- sigla em inglês- também da Nasa) em Pasadena, na Califórnia.
"Repetidas observações mostram que [elas] se estendem cada vez mais para baixo com o tempo, durante o aquecimento da temporada."
Segundo Alfred McEwen, da universidade do Arizona e principal autor sobre o assunto, no dia 04/08 na revista "Science", a cor da água não é negra pela umidez, mas por razões desconhecidas.
Outras observações realizadas ainda intrigam os cientistas, mas só o fato da água ser salgada reforçaria a hipótese do solo marciano conter o líquido.
Nas estações mais quentes, a temperatura local subiria acima do ponto de congelamento e a água escorreria sob uma fina camada de poeira, encosta abaixo.
No passado haviam depósitos de sal em abundância na superfície, mas os estudos dizem que eles se formariam de modo mais limitado em algumas áreas.
#FONTE
JornalFolha-Ciência- http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/954564-nasa-anuncia-evidencia-de-agua-liquida-na-superficie-de-marte.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spock Quote of the Day