segunda-feira, 16 de maio de 2011

Oh! Duvida cruel!

A polêmica veio à tona pela internet:  a NASA (Agência Espacial Americana) voltou a incluir Plutão na lista de PLANETAS do Sistema Solar em gráfico sobre as FUTURAS missões planetárias da agência.
Plutão está fora da lista de planetas do Sistema Solar há cinco anos, pois em 2006 a IAU (União Astronômica Internacional), órgão que diz quem é quem no Universo promoveu o rebaixamento (leia mais aqui).
Isso ocorreu depois que o astônomo Michael Brown, do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), descobriu o primeiro astro além da órbita de Netuno com dimensões maiores que as de Plutão. Então, este astro fora, mais tarde, chamado de Eres.
Já o astrônomo, virou celebridade no mundo científico e foi escolhido pela revista "Time" como uma das cem pessoas mais influentes daquele ano (2006). E como se não bastasse, Brown até publicou um livro- "How I Killed Pluto And Why It Had It Coming" ("Como Matei Plutão E Por Que Ele Mereceu").
Mas, parece que a NASA torceu o nariz. E o motivo é simples: pouco antes do rebaixamento, em janeiro de 2006, a agência havia enviado uma sonda ("New Horizons") para estudar justamente Plutão. Essa viagem, de aproximadamente 5 bilhões de quilômetros, deve terminar em 2015. O custo da mesma é de mais ou menos, US$700 milhões. É um valor alto, ainda mais considerando que a NASA tem sofrido corte de recursos desde o início da crise econômica dos EUA. E só para comparar, o orçamento previsto para 2011 é de US$19 bilhões.
No entanto, cientistas de outras instituições também abraçaram a causa e questionaram o rebaixamento do planetinha. No começo do corrente ano, um grupo do Observatório de Paris disse que havia realizado uma medição que comprovaria que Eres é menor que Plutão (leia mais aqui). Com isso, a União Astronômica Internacional bateu o pé e não mudou de ideia. Ou seja, Plutão continua no grupo "B" do nosso Sistema Solar.
Enfim, a NASA não se manifestou sobre a inclusão de Plutão em seu gráfico. Teria sido um engano involuntário da agência, ou o início de uma empreitada para reclassificar Plutão antes da sonda chegar ao planetinha?

# FONTE:
http://www.theregister.co.uk/2011/05/11/nasa_pluto/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário