quarta-feira, 4 de maio de 2011

Festa no Céu

CHUVA DE METEOROS SERÁ VISÍVEL A OLHO NU ESTA SEMANA!!
Isso mesmo, foi confirmado pela NASA (Agência Espacial Norte Americana) que quem olhar o céu na noite dos próximos dias poderá se deparar com um espetáculo diferente: uma chuva de meteoros do cometa Halley VISÍVEL A OLHO NU. De acordo com a Agência Espacial Norte Americana, o melhor período para observá- la será entre a quinta- feira (05/04) e a sexta- feira (06/04). 
E o melhor: desta vez os BRASILEIROS, se a metereologia ajudar é claro, poderá assistir o espetáculo de camarote, afinal de contas, as melhores condições de visibilidade estarão no Hemisfério SUL. Em condições ideais, serão vistos de 40 a 60 meteoros por hora!
Agora, aqui vai a dica: quem quiser contemplar bem o fenômeno, É IDEAL QUE ESTEJE EM UM LOCAL COM POUCA ILUMINAÇÃO.

O FAMOSO COMETA HALLEY
COMETA é um corpo menor do SISTEMA SOLAR que orbita o Sol. Quando se aproxima do Sol, um cometa começa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma e uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar sobre o núcleo cometário. Os núcleos cometários são compostos por gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho alguns quilômetros e até dezenas de quilômetros.
Agora, o Cometa Halley é um resquício antigo da formação do Sistema Solar e completa uma volta ao redor do Sol a cada 76 anos. A última vez que ele se aproximou da Terra foi em 1986.
Atualmente ele se encontra bem longe daqui e só deve voltar novamente em 2061. Mas mesmo assim, a trilha de poeira gelada que ele deixa pode ser vista duas vezes por ano, ou seja, quando nosso planeta passa perto dessas partículas.
No mês de maio, essa chuva recebe o nome de Eta Aquarídea, porque o fenômeno parece começar próximo a estrela da constelação de Aquário. Já em outubro, ela se chama Orionídea.
Enfim, mesmo que este espetáculo comece na constelação de Aquário, não será preciso olhar diretamente para a mesma para ver os meteoritos caindo, pois, segundo Bill Cooke da NASA: "Os meteoros podem aparecer em qualquer parte do céu." 

# FONTE:

  • IMAGEM FORNECIDA PELA NASA 
  • FOLHA DE SÃO PAULO- CIÊNCIA http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/910731-chuva-de-meteoros-sera-visivel-a-olho-nu-nesta-semana.shtml

  • WIKIPÉDIA- ENCICLOPÉDIA LIVRE
       http://pt.wikipedia.org/wiki/Cometa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário