quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"As tantas rosas que os poderosos matam nunca conseguirão deter a primavera." Che Guevara



Depois de um longo inverno (que nem parecia inverno) a primavera chegou, ou melhor, chegará às 6h04 min do dia 23 de setembro de 2011 (amanhã, ou para quem preferir, em algumas horas) de acordo com os dados cedidos pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Para quem não sabe, a primavera é a época onde o movimento de translação (deslocamento da Terra em torno do Sol) juntamente com a inclinação do eixo terrestre (23°27') em relação ao plano orbital, ou seja, é a responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em determinada época do ano.
A principal característica dessa estação é o reflorestamento da flora.
Do ponto de vista da Astronomia, quando o Sol em sua órbita aparente, cruza o plano do equador celeste (a Linha do Equador terrestre projetada na esfera celeste). Daí o nome equinócio de primavera.
Iluminação da Terra pelo Sol no momento do equinócio

Bem diferente do que ocorre no inverno, essa estação apresenta a duração do dia igual a duração da noite e a cada dia que passa, o dia aumenta enquanto a noite vai encurtando, aumentando assim, a insolação do hemisfério respectivo.
Com esse dia começamos também uma nova temporada... E para as próximas postagens estarei aguardando sugestões!
Feliz início de primavera!

FONTES:

# PARA CONTATO:
lilly_rodrigues_@hotmail.com

Um comentário:

  1. Sou fã de suas postagens, são inteligentes e de muito bom gosto. Vc tem futuro menina.
    Parabéns.
    Bjssssssssssssss...

    ResponderExcluir