quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ida do homem ao espaço faz 50 anos !

É isso mesmo, ontem a Rússia comemorou os 50 anos do primeiro voo espacial tripulado por um ser humano, realizado pelo cosmonauta Yuri Gargári, em 12 de abril de 1961. Desde a missão espacial de Gagárin, outros 500 homens e mulheres seguiram os seus passos.
O vôo de 108 minutos do cosmonauta lançou o mundo na era de missões espaciais tripuladas e foi um grande golpe de publicidade para a União Soviética, que já havia lançado anteriormente o primeiro satélite artificial, o Sputnik, em 1957.

 MISSÕES TRIPULADAS
Mas os responsáveis pelos programas espaciais americano e soviético tinham ambições mais elevadas, que envolviam enviar seres humanos em viagens pelo Sistema Solar. Antes de lançar missões tripuladas por humanos, eles experimentaram enviar animais para o espaço.
A despeito de falhas notórias, os testes bem-sucedidos indicaram que humanos eram capazes de sobreviver aos contratempos de uma viagem espacial.
Yuri Gagárin foi um dos 20 cosmonautas selecionados para o programa espacial soviético, em 1960. Os candidatos eram submetidos a um regime de treinamento severo, que envolvia longos períodos em câmaras de isolamento.
A lista de 20 aspirantes foi finalmente reduzida para dois: Gagárin e o piloto de teste German Titov.
Alguns acreditam que a origem humilde do cosmonauta contribuiu para que ele fosse o escolhido. Enquanto Titov teve uma criação de classe média, Gagárin era filho de carpinteiro e uma camponesa.
Os líderes soviéticos podem ter encarado isso como uma demonstração de que, sob o comunismo, até mesmo os representantes de famílias mais humildes poderiam ser bem-sucedidos.
Mas outros defendem que o desempenho do cosmonauta durante o processo de seleção foi um fator muito mais importante. 

DIANTEIRA
No início de 1961, o astronauta americano Alan Shepard vinha treinando para um vôo suborbital em um foguete Mercury-Redstone, previsto para decolar em maio daquele ano.
Os soviéticos não estavam cientes da data do lançamento, mas Sergei Korolev, o cientista-chefe do programa espacial soviético, temia que os Estados Unidos saíssem na frente e pressionou para que o lançamento se desse o quanto antes.
Na manhã de 12 de abril de 1961, Gagárin, com 27 anos, aguardava ser lançado ao espaço do alto de uma plataforma de 30 metros na região de Tyuratam, no Cazaquistão, hoje conhecida como o Cosmódromo de Baikonur.
Quando o foguete decolou, às 9h07 do horário local, ele teria dito ''Aqui vamos nós''.
Com cerca de 1,60 metro de altura, Gagárin estava em melhores condições do que muitos para tolerar o aperto de sua cápsula espacial.
Ele se alimentava apertando tubos contendo alimentos líquidos e mantinha os controladores de sua missão a par de seu paradeiro por meio de um rádio de alta frequência e de uma chave de telégrafo. 

CONTROLE
O cosmonauta não tinha, no entanto, qualquer controle sobre a sua nave espacial.
Havia preocupação com o que aconteceria se o controle a partir da base fosse perdido, mas Gagárin recebeu um envelope selado contendo códigos que permitiram que ele assumisse o controle da nave espacial com o auxílio de um computador rudimentar que havia a bordo.
Só mais tarde veio à tona o fato de que a missão por pouco não se tornou um desastre. Cabos que ligavam a cápsula da nave espacial ao módulo de serviço não conseguiram se separar antes do reingresso de Gagárin na órbita terrestre.
Por isso, a cápsula acabou sobrecarregada por um módulo extra ao reingressar na atmosfera da Terra.
As temperaturas dentro da cápsula se tornaram perigosamente elevadas, e Gagárin por pouco não perdeu a consciência, após a cabine ter girado violentamente.
O cosmonauta saltou de pára-quedas antes de sua cápsula atingir o solo, pousando perto do rio Volga. 

GLÓRIA
Em seu retorno, o outrora desconhecido piloto se transformou em uma celebridade mundial. Monumentos foram erguidos em sua homenagem, ruas foram batizadas com o seu nome em diversas cidades soviéticas.
Gzhatsk, a cidade em que ele passou boa parte de sua infância, foi até mesmo rebatizada como Gagarin.
Nikita Khrushchev abraçou o cosmonauta assim que ele saltou do avião que o trouxe a Moscou. Pouco depois, o líder soviético o compararia a Cristóvão Colombo e lhe concederia o status de herói da União Soviética. 
 Enfim, pode ter sido um russo, mas as conquistas são um exemplo para todos e como disse Neil Armstrong: "um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade."

#FONTE:
Folha- Ciência: Especial 2011- Gargárin
http://www1.folha.uol.com.br/especial/2011/gagarin/

Nenhum comentário:

Postar um comentário