terça-feira, 21 de junho de 2011

"No inverno, o vento dança com as folhas a seu contento"

Só pelo novo design dá para deduzir o que se passa.
De acordo com os dados cedidos pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) o inverno chegou exatamente às 14h16min de hoje (21/06). Nesta estação, que compreende os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas são climatológicamente mais amenas.Afinal de contas, a inclinação dos raios solares faz com que haja falta de energia solar, ocasionando o frio.
E melhor que isso, para nos aquecer, os músculos realizam um movimento involuntário, ou seja, trepidam quebrando açúcares para gerar energia. E isso nos faz "tremer".
Mas fora as curiosidades, a palavra solstício vem do latim sol+ sistere= que não se mexe. Simplificando: é o momento em que o Sol, em seu aparente movimento na esfera celeste atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da Linha do Equador.
Solstício no Hemisfério Sul

Solstício no Hemisfério Norte

Esses solstícios ocorrem duas vezes ao ano, uma em dezembro e outra em junho. O dia e a hora exatos variam de uma ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Assim também funciona quando ocorre o solstício de inverno, mas com uma pequena diferença: a duração da noite é a mais longa do ano.
Portanto, quem mora no Hemisfério Sul, eu aconselho a não sair de casa sem um agasalho, pois, mesmo que haja certa quantidade de calor vinda do sol, pode esfriar a qualquer momento. Bem diferente do que acontece no Hemisfério Norte nesta época.

Fonte:


Um comentário:

  1. Olá td n paz?

    tenho acompanhado seu blog e esta semana recebi 3 selinhos e tb a missão de indicar mais 15 blogs para recebê-los tb. então retalhosoloridos está entre os que escolhi.
    Passe por lá e retire os seus e veja como fazer.

    Seu blog é ótimo

    boa semana
    paz e bem

    ResponderExcluir